quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Refinando a Percepção

Como a grande maioria das pessoas, eu também via o cavalo como um animal, muito bonito sim, mas que deveria responder aos comandos que eu fizesse em cima dele. Caso não repondesse, era só dar umas chicotadas, apertadas e puxões mostrando "quem manda".
Hoje já me envergonho, e muito, desse ponto de vista totalmente sem conhecimento ou sensibilidade. Sempre amei animais, sempre fui sensível a eles, mas isso não me impediu de tomar uma postura de superioridade ao me relacionar com cavalos.
Ganhei, do querido Coronel Marcon (ANDE Brasil), o livro "Adestramento para o Jovem Cavaleiro", e penetrei totalmente na verdadeira percepção de como deve ser a relação ser humano/ser cavalo. Principais coisas que aprendi:
  • Pude compreender a fisiologia do cavalo, como o cavalo sente nosso peso em relação à sua coluna vertebral e equilíbrio do corpo, como ele reage às pequenas alterações de peso e equilíbrio e como ele faz para se adequar com uma pessoa em cima de um dos pontos mais sensíveis em todos, a coluna;
  • Comprendi também como o cavalo sente a rédea que está presa em sua boca, composta de milhares de terminações nervosas, sensível a qualquer movimento;
  • Normalmente um cavalo "desobediente" é fruto de um mau cavaleiro que não oferece as ajudas (comandos) corretamente (o cavalo fica confuso, oras!) e nem sabe nada sobre como o cavalo sente a pessoa em cima dele ou as ferramentas que usamos para comandá-los;
  • Comecei a achar quase todo mundo que monta um cruel (inclusive eu...) e ver o quanto o cavalo é inteligente e bom, pois deixa um ser muito mais leve e fraco que ele comandá-lo! É um companheiro nosso, isso sim!
  • Aprendi a correta maneira de montar e equilibrar o meu peso também, favorecendo o cavalo em minha condução;
  • E continuo lendo...
A relação com o cavalo é uma amizade que se constrói a longo tempo. Um dos vídeos mais lindos que já vi elucidando isso pode ser encontrado no link: http://www.youtube.com/watch?v=T-CLsXPeOKc, observem como ela conversa com seu grande amigo, pedindo gentilmente que ele execute movimentos, fazendo parte dele como um minotauro (lembra Coronel Wickert?!). Emocionante demais!!!

Nenhum comentário: