sábado, 13 de setembro de 2008

Treino dia 5 - 11 de Setembro




Mesmo após pouco tempo treinando já pude sentir como será competir. Como estou fazendo treinos duplos, pois treino pela manhã das 10 às 12h e pela tarde das 14 às 15:30h aproximadamente, o rendimento tem sido muito bom.


Nesta quinta, particularmente, não treinei à tarde mas, mesmo assim, com o condicionamento físico adquirido, harmonia do conjunto (eu e a égua Safira) e assimilação dos conteúdos passados por meu mestre Coronel Wickert, pude executar várias reprises de adestramento de maneira livre.


Ainda me confundo quando o coronel, com sua voz forte e experiente com um tom de docura, me repreende ao errar um movimento. Ainda estou no começo, sei disso, mas meu entusiasmo é o mesmo do primeiro dia!


Agora estou treinando com as próteses e sem as próteses, procurando encontrar a melhor maneira e treinando o equilíbrio de vários pontos.


Coronel me concedeu uma cópia de um livro incrível chamado "Equitação Centrada", ainda sem tradução para o português, de Sally Swift, que li durante toda a semana anterior ao dia do treino e os ensinamentos são realmente incríveis! A maneira profunda com que a autora lida com os temas equilíbrio, respiração, movimento do cavaleiro e do cavalo, anatomia e equitação são realmente transformadores. Pude adquirir uma consciência totalmente diferente de meu corpo, do corpo do cavalo e da equitação com estes conhecimentos e senti a diferença ao montar.


Quando estou montando fico inteiramente entregue e focada no que estou fazendo e, por alguns momentos, sinto aquela suave e enebriante sensação de fazer parte do movimento, de ser um com o cavalo, entregue e em perfeita harmonia, sem esforço. Lógico que ainda perco isso instantes depois, mas já vale a sensação!


O hipismo nas paraolimpíadas já deu uma medalha de bronze para o Brasil, o que é um feito histórico pois é a primeira medalha de hipismo da América Latina! O hipismo é um esporte muito caro, por isso poucos atletas de países economicamente menos favorecidos podem ter a oportunidade de praticar e chegar ao nível de atletas de outras partes do mundo que realmente investem pesado nos esportes. Ainda assim, tudo é possível!


2 comentários:

Unknown disse...

Olá Menina,é sempre um prazer sentirmos o ânimo de um novo atleta. Parabéns pelo seu entusiasmo. Quem sabe você faria a tradução deste material "Equitação Centrada", ainda sem tradução para o português, e beneficiaria muito os nossos demais atletas com a leitura dos ensinamentos nele contidos.
Abraços,
Mariângela Zallio
FHMG -
mariangelazallio@hotmail.com (para o hipismo

Maria do Sol Cesar de Vasconcelos e Melo disse...

Não é uma má idéia! Vou me organizar para fazer isso, torça daí! Abraços.