domingo, 28 de setembro de 2008

Para rir um pouquinho...

Fuçando uns links que achei na internet e deixo para ver em um belo domingo como este, encontrei este vídeo hilário no site de uma amazona portuguesa, Sofia da Silva Pinto. É uma piada meio seletiva pois somente quem sabe o que é adestramento vai entender. Para os que não compreendem inglês e os que, como eu, nem sequer sabem que língua é esta que aparece na legenda, a historinha é o seguinte:
Um chefão da máfia manda roubar o melhor cavalo que encontararem para ganhar todas as corridas. Os seguidores do chefão vão então ver o cavalo e o cara que o conseguiu pede o dinheiro adiantado e, depois, afirma que é o melhor cavalo da europa. A cena então passa para as corridas e o cavalo entra, com os mafiosos ansiosos por ver sua atuação, então...

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Camisetas Pintadas - pode encomendar!




Apresento uma pequena amostra das camisetas que citei na postagem anterior. Totalmente pintadas à mão, em camiseta de algodão de alta qualidade nos tamanhos P e G (por enquanto). Quem quiser uma, mande uma postagem para mim.

Valor R$ 30 + despesas de envio (dá pra enviar por correio comum).

sábado, 20 de setembro de 2008

Treino dias 8 e 9 - intensivão!


E lá fui eu, desta vez com o apoio da Prefeitura Municipal de Pirenópolis. Saí às 7 horas em uma ambulância diminuta com destino a Brasília. Tudo muito tranquilo até chegar na via Estrutural, meu Deus, Brasília está definitivamente com trânsito! Perdemos cerca de 40 minutos em marcha lenta, afff...


Cheguei cedo e fui apresentar minha nova moda: camisetas com cavalos pintados. A idéia é custear minhas idas e vindas com este trabalho e, quem sabe, ter algum lucro também! A aceitação inicial foi muito boa e pude contar com o apoio da querida Tereza, que também é artista e trabalha na ANDE, para divulgar o material e oferecer em outras lojas eqüestres. No final do dia fizemos (eu, Tereza e Arthur) uma via sacra visitando todas. Foi ótimo e renderam encomendas e vendas, graças à Tereza e sua boa vontade, obrigada!


Safira e eu estamos muito amigas. É muito bom sentir esta conexão com um animal tão nobre e especial, uma harmonia necessária quando se desenvolve um trabalho como este, pois depende dos dois em conjunto: cavalo e cavaleiro, no caso égua e amazona.


Experimentei pela primeira vez montar sem as próteses na cela, mas devo confessar que estou um pouco resistente quanto à montar sem as próteses, quem diria, pois me sinto bem menos segura e pareço regredir. No entanto, Coronel Wickert diz ser necessário pois o exercício de equilíbrio que tenho que fazer sem as próteses é muito maior, o que me favorecerá muito para quando estiver com as próteses. Claro que concordo com ele e sinto isso na prática.


Coronel trouxe a música para ditar o ritmo e gostei muito! Senti que Safira também gostou de ter o ritmo de sua passada ditado pela música.


Treinei pela manhã, à tarde e novamente na sexta pela manhã. O intensivão rendeu-me uma bolha nas nádegas! Acreditem! Bem que o Coronel Marcon me alertou: um bom cavaleiro ou amazona tem que saber: muito hipoglós, sem constrangimento! hahahaha.


É muito gostosa a sensação de exercitar-se, ter seu corpo em movimento, suar e descansar após essa injeção de endorfinas, todo mundo devia se exercitar mesmo! Muito bom!


sábado, 13 de setembro de 2008

Treino dia 5 - 11 de Setembro




Mesmo após pouco tempo treinando já pude sentir como será competir. Como estou fazendo treinos duplos, pois treino pela manhã das 10 às 12h e pela tarde das 14 às 15:30h aproximadamente, o rendimento tem sido muito bom.


Nesta quinta, particularmente, não treinei à tarde mas, mesmo assim, com o condicionamento físico adquirido, harmonia do conjunto (eu e a égua Safira) e assimilação dos conteúdos passados por meu mestre Coronel Wickert, pude executar várias reprises de adestramento de maneira livre.


Ainda me confundo quando o coronel, com sua voz forte e experiente com um tom de docura, me repreende ao errar um movimento. Ainda estou no começo, sei disso, mas meu entusiasmo é o mesmo do primeiro dia!


Agora estou treinando com as próteses e sem as próteses, procurando encontrar a melhor maneira e treinando o equilíbrio de vários pontos.


Coronel me concedeu uma cópia de um livro incrível chamado "Equitação Centrada", ainda sem tradução para o português, de Sally Swift, que li durante toda a semana anterior ao dia do treino e os ensinamentos são realmente incríveis! A maneira profunda com que a autora lida com os temas equilíbrio, respiração, movimento do cavaleiro e do cavalo, anatomia e equitação são realmente transformadores. Pude adquirir uma consciência totalmente diferente de meu corpo, do corpo do cavalo e da equitação com estes conhecimentos e senti a diferença ao montar.


Quando estou montando fico inteiramente entregue e focada no que estou fazendo e, por alguns momentos, sinto aquela suave e enebriante sensação de fazer parte do movimento, de ser um com o cavalo, entregue e em perfeita harmonia, sem esforço. Lógico que ainda perco isso instantes depois, mas já vale a sensação!


O hipismo nas paraolimpíadas já deu uma medalha de bronze para o Brasil, o que é um feito histórico pois é a primeira medalha de hipismo da América Latina! O hipismo é um esporte muito caro, por isso poucos atletas de países economicamente menos favorecidos podem ter a oportunidade de praticar e chegar ao nível de atletas de outras partes do mundo que realmente investem pesado nos esportes. Ainda assim, tudo é possível!


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Capa de Revista - Uma Honra!


Quem diria! Saí, com muito orgulho, na capa da revista nacional de Equoterapia. A convite da ANDE - Associação Nacional de Equoterapia, onde treino.

E cá estamos, eu e Safira, para conferirem! Eu adorei a foto, parabéns Vinícius!


Para quem não sabe, aproveito a deixa para dizer que dia 5 de Setembro foram iniciadas as Paraolimpíadas de Pequim, com diversas modalidades esportivas e com a mesma importância das olimpíadas. Vale a pena conferir.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Treino dia 4 - Novas Soluções


Demorei em postar este pois precisava de calma para escrevê-lo.
Este último treino foi especial, pois pude sentir que com um pouco de persistência, boa vontade e bons mestres podemos chegar a qualquer lugar no esporte e na vida.

Treinei pela manhã e pela tarde, o que não é fácil, exige muito fisicamente.

Em um determinado momento, procurando meu equilíbrio perfeito, foco principal de nossos treinos até agora, vi que é quase impossível encontrá-lo sem as próteses, já que o peso de meu corpo fica totalmente desequilibrado em relação ao cavalo, fazendo com que eu tenha que reencontrar constantemente um ponto de equilíbrio a cada movimento, e são muitos movimentos! Fui tomada por uma certa frustração, parecia que não evoluia! Pelo menos não no ritmo que almejo, restava a paciência e a perseverança, que eu empenho com amor nos treinos.

Conversamos e cheguei a pensar em um peso na perna que compensasse isso. Conversando com meu marido, que almoçou comigo naquele dia, ele me disse: "porque não usa as próteses, não há peso melhor que esse!". Parei e pensei: "não custa tentar, o momento é agora!"

De volta ao treino da tarde conversei com Coronel Wickert que concordou, reforçando que havia pensado nisso também.

Foi quando montei, pela primeira vez desde que comecei oficialmente o hipismo, com as próteses e com alguns detalhes adicionais também: culote (calça especial para o hipismo) e sela para adestramento.

Meu Deus, como foi mais fácil montar! Eu insistia que com as próteses era difícil montar pois elas tendem a cair, desviando minha atenção, prendendo meus movimentos e machucando, mas agora, com mais experiência e com treinamento direcionado, foi muito bom, pois equilibrou meu peso no centro da sela, me dando o equilíbrio e controle que me escapuliam por entre os dedos a todo momento. Ainda machucou um pouco, mas acredito que é só uma questão de hábito.

Pude então experimentar minha primeira sequência de adestramento! Foi realmente emocionante!! Foi como um salto, uma breve sensação de que sim, posso alcançar grandes resultados!